Saúde

Tomar três doses da vacina contra Covid-19  é mais grave que furar-fila, diz especialista   

O caso da veterinária que tomou a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Guarulhos teve repercussão em todo o Brasil. O ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Gonzalo Vecina, em entrevista ao UOL, afirmou que tomar uma terceira dose de vacina é ainda mais grave do que furar fila da imunização. 

“Quem fura fila é grave. Quem toma 3ª dose é muito mais grave porque além de furar fila retira uma dose de uma pessoa que poderia estar se protegendo nesse momento, uma pessoa que poderia evitar a probabilidade de morrer”, disse o médico sanitarista.

A declaração ocorre em meio a denúncias de que pessoas estão procurando os postos de saúde em busca de uma dose da vacina da Janssen mesmo depois de terem completado o esquema vacinal. Em Guarulhos, a veterinária Jussara Sonner burlou o sistema e recebeu três doses do imunizante e comemorando o feito nas redes sociais.  

De acordo com o médico, o primeiro problema em procurar uma terceira dose está na falta de estudos que comprovem segurança e eficácia. 

“Não existem ainda estudos que tenham sido realizados com a aplicação da terceira dose de qualquer tipo de vacina. Não sabemos a consequência de uma terceira dose pode ser boa e podem não ser. Com certeza precisam ser estudadas”, afirmou. 

Mais grave, em sua avaliação, é tirar com a atitude a vacina de uma outra pessoa. “Quando eu tomo uma 3ª dose, estou impedindo que uma pessoa tome uma primeira dose porque estamos longe de conseguir fazer que a população inteira tenha tomado”, prosseguiu. 

 

Posso ajudar?