A Triunfo divulgou nesta quarta-feira, 16, os dados operacionais deste ano até novembro e registrou queda na movimentação nas rodovias administradas pela companhia, em seu terminal no Porto de Navegantes (SC) e no aeroporto de Viracopos (SP). Em Viracopos, houve aumento no número de passageiros.
No segmento rodoviário, o volume de veículos pagantes, excluindo o tráfego da Triunfo Concebra, atingiu 93,9 milhões em 2015 até novembro, queda de 7,7% em relação ao mesmo período de 2014, quando passaram pelos pedágios das estradas administradas pela Triunfo 101,745 milhões de veículos.
Com a inclusão dos veículos que passaram pela Triunfo Concebra, que começou a cobrança de pedágio em 27 de junho deste ano, o volume total chega a 131,2 milhões, aumento de 29% em relação a 2014. Desde o começo da cobrança, passaram pela Triunfo Concebra 37,3 milhões de veículos.
Segundo a Triunfo, as concessionárias registraram queda nos volumes de veículos equivalentes, principalmente, em função do arrefecimento econômico e pela Lei dos Caminhoneiros, que entrou em vigor em 17 de abril de 2015, com a isenção da cobrança de pedágio sobre os eixos suspensos de caminhões que circulam vazios. A Triunfo destaca ainda que o impacto da queda nos volumes das concessionárias é compensado na receita através de reajustes tarifários que promovem o reequilíbrio dos contratos.
O volume ajustado de veículos, que, além da exclusão da Concebra, exclui também o efeito da Lei dos Caminhoneiros e a perda de tráfego ocasionada na Concer pelo Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. O volume ajustado acumulado de 2015 foi de 100,5 milhões de veículos equivalentes, 1,3% menor que o mesmo período de 2014.
Navegantes e Viracopos
No acumulado de 2015, o volume da movimentação de contêineres no terminal Portonave, no Porto de Navegantes, apresentou queda de 4,1% até novembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, atingindo 617.033 teus. Segundo a Triunfo, o volume foi impactado pela greve dos caminhoneiros de oito dias ocorrida em Navegantes na primeira quinzena de abril de 2015, pela piora na economia e pelo impacto nas importações devido à volatilidade cambial observada no período.
Além disso, houve 480 horas de paralisações e restrições entre setembro e outubro deste ano que impactaram a movimentação de TEUs, devido a chuvas na região. O resultado acumulado foi parcialmente compensado pelo crescimento de 17% na movimentação do mês de novembro.
Pelo aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), passaram 116,8 mil aeronaves de janeiro a novembro, queda de 2,9% em relação a 2014. Esses aviões movimentaram 9,4 milhões de passageiros no período, crescimento de 5%. A Triunfo explica que o bom desempenho de crescimento do número de passageiros deve-se a melhorias na infraestrutura, assim como maior número de voos internacionais.
O volume de cargas foi de 169,995 mil toneladas até novembro, queda de 17,9%. A Triunfo destaca que a queda no volume de carga é compensada no desempenho financeiro de Viracopos através de ações de foco em carga de alto valor agregado, melhoria na infraestrutura (ampliação das câmaras frigoríficas), redução do tempo médio de desembaraço de cargas, entre outras medidas.