Opinião

Utilize seu voto para o bem de Guarulhos

Neste domingo, ao irem às urnas, os eleitores de todo o Brasil terão a oportunidade de se manifestar com a a ferramenta democrática mais importante que eles podem ter: o voto.

O que mais chama a atenção dos eleitores, devido ao espaço na grande mídia, são as escolhas do presidente e governador. Enquanto em São Paulo, as pesquisas de intenção de voto indicam vitória do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, já no primeiro turno, no Brasil há grandes chances da candidata do PT e do presidente Lula, Dilma Rousseff, sair consolidada das urnas já neste domingo, apesar de ainda haver a possibilidade de segundo turno nas duas esferas.

Porém, tão importante como essas escolhas majoritárias são as eleições para os candidatos ao legislativo federal e estadual. Serão dois senadores, um deputado federal e outro estadual, em um imenso leque de opções para agradar os mais diferentes gostos. Inclusive, com alternativas bastante pitorescas, que devem receber votos de quem não gosta muito de pensar. E é justamente nestes momentos que a democracia corre um sério risco. Populistas de plantão, seja por ocuparem algum espaço na mídia pelo passado nos campos de futebol, à frente de grupos de pagode, em picadeiros de circo, ou mesmo travestidos de frutas, entre outras aberrações, tentam iludir os eleitores como se tivessem condições de representá-los.

Infelizmente, a Justiça Eleitoral no País permite que pessoas completamente despreparadas possam disputar uma posição tão importante para a sociedade e ainda serem muito bem remuneradas, com dinheiro público, por isso. Caberia então aos eleitores separarem o joio do trigo, o bem do mal. Afinal, a democracia permite isso. Mas, devido a todo um estado de ignorância instituído no país, ainda há espaço para enganadores, que se fazem a partir de grandes planos de marketing, seguirem enganando o povo.

Mas ainda é possível acreditar que o brasileiro tem condições de dar um basta a toda essa banalização que se faz da própria imagem dos políticos. Pode até ser que não seja neste domingo. Porém, o mais importante é que pessoas de bem se conscientizem sobre os valores morais e éticos que cercam o movimento político. Há diversos políticos ficha suja que ainda podem ser bem votados, mas que terão a eleição sob júdice. O melhor seria que a população riscasse esses nomes para sempre da vida pública. Seria a melhor resposta a ser dada.

E em Guarulhos, espera-se, que o eleitor da cidade saiba privilegiar aqueles que têm reais compromissos com Guarulhos. Que não se repita o erro cometido pela população em 2006, quando privilegiou candidatos forasteiros – alguns que se enquadram entre os fichas sujas e outros que não têm outra qualidade que não seja a fama – em detrimento de gente daqui. O cidadão guarulhense precisa ter a noção de que precisa levar para São Paulo e Brasília candidatos que ele possa cobrar amanhã. Pessoas que têm história na cidade. E não aqueles que só passam por aqui para ir ao Aeroporto Internacional ou para subir no palco em dias de show. Afinal, a política não é lugar de seleção de masters. Que Guarulhos saiba fazer a coisa certa. Bom voto!

Posso ajudar?