Artigos

Empenho e dedicação para melhorar a saúde pública

Na semana passada, enfatizei neste espaço a necessidade de as pessoas de bem agirem com responsabilidade no sentido de buscar soluções para minimizar os problemas relacionados ao atendimento médico em nossa cidade. Não adianta apenas ficarmos falando sobre o caos vivido nas filas das Unidades Básicas de Saúde ou nos hospitais públicos, sejam eles mantidos pela Prefeitura, Estado ou União. Precisamos mais. Precisamos de ações.


Neste sentido, na sexta-feira passada fui recebido pelo secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido, a quem levei uma série de sugestões para melhorar o atendimento nos hospitais mantidos pelo Estado. Demonstrando seriedade e grande interesse em resolver os problemas, nossas reivindicações iniciais foram prontamente atendidas.


As duas unidades estaduais instaladas em Guarulhos, o Complexo Hospitalar Padre Bento e o Hospital Geral do Cecap, foram incluídas no programa estadual de modernização dos hospitais. Trata-se de um grande programa que visa melhorar a gestão das unidades médicas, com o objetivo de garantir um atendimento mais digno à população.


E mais: o secretário aceitou levar adiante um projeto que temos para a construção de um edifício, de até nove andares, dentro do Complexo Padre Bento, que pode ser considerado até um novo hospital na cidade, com novas especialidades médicas,  além das atuais, sempre visando aumentar a qualidade no atendimento. Em breve, devemos apresentar oficialmente o novo projeto, que – certamente – terá a simpatia do governador Geraldo Alckmin, que demonstra estar bastante sensível a este importante tema.


Nesta semana, em visita ao Padre Bento, identificamos a necessidade da realização de reformas imediatas no complexo, que passam por ações até simples, como a pintura das dependências e pequenas obras para melhorar a infra-estrutura.


Também apoiamos a construção de uma nova ala, para agilizar o pronto atendimento e a prestação de serviços de ambulatório. Tudo isso, sem perder a noção de estabelecer uma melhor gestão do hospital, que passa necessariamente pela valorização profissional de todos os agentes da saúde, que lá atuam.


Ou seja, como já frisei, o momento é de ações. E é desta forma, com muito trabalho, empenho e dedicação, que podemos ajudar a melhorar a vida das pessoas.


 


Carlos Roberto de Campos


Empresário, deputado federal e presidente do Diretório Municipal do PSDB, escreve às sextas-feiras nesta coluna

Posso ajudar?