Opinião

Candidatos definidos, começam as campanhas

Com exceção do atual prefeito Sebastião Almeida (PT), candidatíssimo à reeleição desde que venceu o pleito de 2008, e de Carlos Roberto (PSDB), segundo colocado naquela disputa, somente neste início de semana é que Guarulhos começa a ter certeza de quais os nomes que tentarão a Prefeitura da cidade nos próximos quatro anos. Mesmo assim, apesar das definições com o fim dos prazos das coligações, sempre ocorrem surpresas de última hora, geralmente patrocinadas por partidos pequenos que via de regra fazem um verdadeiro leilão de suas siglas entre aqueles com maiores chances de realmente vencer. Assim, não é de se estranhar que partidinhos de aluguel, depois de manifestações públicas em favor de um, apareçam coligados com os adversários. Quem age assim, inclusive, não deve merecer crédito algum por parte dos eleitores.


Agora, as coligações se fecham e a população tem condições de saber em quais deles devem prestar a atenção para chegar em outubro devidamente informada a fim de usar seu voto de maneira a destacar o desenvolvimento de Guarulhos, este sim o objetivo maior que deve nortear as campanhas e o voto propriamente dito. Almeida mantém o mesmo vice. Terá Carlos Derman mais uma vez em sua chapa “puro sangue”, termo usado quando um partido ignora os demais coligados e lança titular e vice.


Carlos Roberto conseguiu trazer para seu lado o PDT, presidido por José Pereira, um importante líder sindical até pouco tempo cotado para ser candidato a prefeito. Desta forma, terá como vice a pedetista Telma Cardia, que preside o Sindicato dos Frentistas, ligado diretamente a Força Sindical. Outra coligação de última hora que une dois até então prefeituráveis ficou na união de Alan Neto (DEM) com Eduardo Kamei (PTB). O primeiro sairá para prefeito e o outro a vice.


Também estão no jogo Jovino Cândido (PV) e Wagner Freitas (PP), cujos vices saíram de dentros dos próprios partidos. E representando as esquerdas, há ainda a candidatura da dupla Ederaldo Batista e Iris das Rosas, como vice pelo PSOL. As cartas estão postas. Cabe aos eleitores terem a sabedoria de escolher o que será melhor para Guarulhos.

Posso ajudar?