Início » Levou mas não ganhou
Opinião

Levou mas não ganhou

Domingo à noite, assim que o Tribunal Superior Eleitoral anunciou a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), imediatamente petistas de todo o Brasil fizeram uma grande festa. Em Guarulhos, não foi diferente. Acabava ali um longo e conturbado processo de campanha de ataques de todos os lados, com a vitória mais apertada da história política no Brasil. Porém, os resultados das urnas na cidade deixaram um gosto amargo na boca das principais lideranças do partido. O tucano Aécio Neves (PSDB) venceu em Guarulhos com 63,09% dos votos válidos.
 
O que dizer lá em casa?
Sebastião Almeida (PT), a exemplo de outros prefeitos petistas da Grande São Paulo, logo após o primeiro turno, quando Dilma foi mal votada na Capital e cidades próximas, já havia sido chamado a atenção pela cúpula do partido, que está há 14 anos no poder em Guarulhos. Seria fundamental conseguir uma melhor votação no segundo turno, até para ajudar na vitória no país. No entanto, apesar da reeleição, Dilma voltou a perder para Aécio. Em entrevista, Almeida disse que se isso ocorresse seria por problemas de comunicação de sua administração. E que algo precisaria ser revisto.  
 
Só o Pimentas salvou Dilma
Das sete zonas eleitorais de Guarulhos, a presidente reeleita só venceu em uma – na 185 dos Pimentas. E mesmo assim com uma margem baixa. 54% a 46% de Aécio. Em todas as demais, o tucano ganhou com margens consideráveis. Na 176 (região central), foi 75% a 25% para o candidato do PSDB. Chama a atenção que dois anos atrás, quando Almeida foi reeleito no segundo turno contra o também tucano Carlos Roberto, o atual prefeito venceu na maior parte das zonas eleitorais, ficando atrás na região central, mas com uma margem bem menor.   
 
Desgaste ou uma nova percepção
A dúvida que fica para 2016 é se realmente o PT está desgastado em Guarulhos, a ponto de enfrentar problemas para fazer o sucessor de Almeida, ou os resultados deste 2014 ocorreram devido a uma onda maior em favor de Aécio que tomou o Estado de São Paulo e região Sul do país. Destaque-se que não foi só Dilma que perdeu votos em Guarulhos. Os deputados locais do PT tiveram resultados bem inferiores aos de 2010, tanto que Janete Pietá ficou apenas com a 3ª suplência do partido na Câmara Federal. 

Comentar

Clique aqui para comentar