Opinião

Vinda de Alckmin desperta compromissos e cobranças


A presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), ontem, em Guarulhos, para a inauguração do Terminal Metropolitano do Taboão, como não poderia deixar de ser, foi bastante concorrida. De um lado partidários do prefeito Sebastião Almeida (PT), na condição de oposição ao Governo do Estado mas situação no Município, de outro, pré-candidatos a prefeito da cidade, como o presidente do PSDB local, Carlos Roberto, e o vereador Alan Neto (DEM). Em ano eleitoral, mais do que normal o palanque das autoridades ficar lotado.


Para Guarulhos, que é o que importa, destaque-se a inauguração de um primeiro terminal metropolitano, o primeiro passo para a criação de corredores de ônibus ligando a cidade à Capital, além da integração com as linhas locais. Porém, ainda é pouco pelo tamanho e importância do segundo maior município do Estado, que carece de um sistema de transportes de mais qualidade, além de novas opções. Alckmin confirmou a intenção de viabilizar a implantação do Trem de Guarulhos, que ligará a região do Cecap e Aeroporto ao metrô paulsitano ainda em seu mandato. Também anunciou que pretende ainda para este ano a licitação para ligar o Terminal do Cecap, a ser inaugurado em dois meses, até o Tucuruvi.


O prefeito Sebastião Almeida, por sua vez, em nome da população, cobrou do governador a rápida integração entre as linhas urbanas às metropolitanas, criando um Bilhete Único regional, a exemplo do que já existe em outras cidades da Grande São Paulo. Alckmin admitiu a hipótese e prometeu para o mês que vem a realização de estudos de viabilidade para que o passageiro possa, a partir de uma única passagem, usar o transporte local e o metropolitano. Já Carlos Roberto ressaltou a necessidade de buscar novos investimentos para o transporte do município, cobrando inclusive verbas federais para a implantação de linhas de metrô municipais ou regionais.


Todas as reivindicações são justas e necessárias. Cabe agora que elas sejam efetivadas. Tanto a integração entre os diferentes sistemas de transportes, com a viabilização de novos meios, como o metrô e o trem, são fundamentais para Guarulhos, um município que não pode mais ficar esperando o tempo passar.

Posso ajudar?