Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – BYD Dolphin EV, um delicioso 100% elétrico de entrada

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Os elétricos estão cada vez mais próximos. Os lançamentos das mais diversas marcas se tornaram frequentes. Da mesma forma, os preços – ainda altos – vêm caindo de forma até rápida. Um dos recentes apresentados pela chinesa BYD, o Dolphin EV chegou como um dos compactos mais baratos do Brasil, a R$ 149.800,00.

O Carro Express teve a oportunidade de avaliar o Dolphin e constatar que a BYD não está de brincadeira em sua ofensiva no Brasil. Além de anunciar uma fábrica na Bahia, já comercializa por aqui cinco modelos entre híbridos e 100% elétricos.

O Dolphin EV, 100% elétrico, se junta ao Tan EV, Han EV e Yuan Plus EV. A linha de motores híbridos tem hoje o Song Plus DM-i. Ele utiliza a e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos.


Com distância entre eixos de 2,7m, o “golfinho chinês” é bem espaçoso internamente, permitindo que os passageiros do banco traseiro tenham mais espaço para as pernas. O assoalho na parte traseira também é plano, o que melhora ainda mais o conforto dos passageiros.

Com capacidade para cinco ocupantes, os assentos e apoios de cabeça possuem design ergonômico e o BYD Dolphin EV foi projetado com diversos espaços internos de armazenamento e organização para ajudar no dia a dia.

Assim como outros modelos da marca, o BYD Dolphin EV se destaca pela concepção futurista. Você percebe que o carro foi feito de olho no futuro. O desempenho deste 100% elétrico se destaca pela boa performance no trânsito urbano e até na estrada. Oficialmente, a autonomia é de 291 quilômetros. Mas o próprio painel aponta que ele vai além, perto dos 390 km. Rodando na boa, sem forçar, ele demonstra que consegue cumprir com o que está apontado.


E na hora de carregar as baterias, nada de perrengues ou muito tempo perdido. A bateria pode ser recarregada de forma simples. Segundo informa a BYD, com um adaptador é possível usar até uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência que estão em shoppings, postos, estacionamentos e muitas residências, a bateria do Dolphin pode ir de 20% a 80% em apenas 25 minutos.

Tecnologia

O Dolphin conta com ICS (Inteligent Cockpit System) que possui uma tela de 12,8″, rotação elétrica para posição vertical e horizontal, além de seis alto-falantes. O veículo ainda vai dar oportunidade do consumidor usar o Apple Carplay, o Android Auto e o aplicativo BYD, que possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria.

Dá para falar com o Dolphin EV pelo comando de voz. Basta falar “ Hi BYD” que o carro responde aos comandos como ligar o Spotify, achar um endereço ou prestar informações precisas sobre as condições do tempo.

O desenho do Dolphin foi inspirado nos golfinhos, com referências ao mar e ao animal marinho em suas linhas externas e internas.

Posso ajudar?